quinta-feira, 7 de abril de 2011

#### Abril mês da dança ####

ABRIL É O MÊS DA DANÇA...DIA 29.04 É O DIA INTERNACIONAL DA DANÇA, EM HOMENAGEM  AO NASCIMENTO DE  JEAN-GEORGES NOVERRE.
MAS, QUEM FOI JEAN-GEORGES NOVERRE????
Jean-Georges Noverre ( França, 29 de Abril de 1727- 19 de Outubro de 1810)- bailarino, professor de ballet.
Noverre começou na dança adolescente, na Académie Royale de Musique et Danse (futura Opera de Paris). Estreiou como bailarino no teatro Opera-Comique, e mais tarde graças à indicação de uma bailarina famosa, Marie Sallé, Noverre apresenta-se na corte de Fontainebleau. Em seguida passou um tempo em Berlim convivendo com famosos bailarinos como Jean Barthélémy Lany e com Barbarina Campanini, grandes bailarinos na época.
Ao voltar para Paris assumiu o posto de Mestre da Opera-Comique e organizava  as danças da companhia para garantir bilheteira. Começou a ser reconhecido quando, na Opéra-Comique, criou o Ballet Chinês, seu primeiro ballet de sucesso. Sua companhia foi convidada pelo ator  para se apresentar em Londres, então criou fama internacionalmente. Em 1760 publica a primeira versão  do livro ‘Cartas sobre a Dança’, o que o deixou ainda mais famoso.
Noverre ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade a dança, utilizando mãos braços e feições para, segundo ele, sensibilizar e emocionar, simplificando a execução dos passos e para uma expressividade na interpretação da dança. Para Noverre, a dança era a forma de interpretar as ideias e com verdade,valendo muito mais a expressão do bailarino do que coreografias difíceis.
Noverre certamente sentiu-se orgulhoso de ter simplificado as alegorias na vestimenta e exigir ação, movimentações na cena e expressão à dança, por isso ele é considerado o pai da dança na modernidade!

E PARA COMEMORAR:
EM ABRIL, TRAGA 5 AMIGOS PARA SE MATRICULAR EM NOSSAS TURMAS E GANHE UMA BOLSA INTEGRAL DURANTE TODO O ANO DE 2011....

Nenhum comentário:

Postar um comentário