quarta-feira, 30 de março de 2011

٩(-̮̮̃•̃)۶ QUAL A IDADE CERTA PARA "ENTRAR" NA SAPATILHA DE PONTA ? ٩(-̮̮̃•̃)۶

     Os exercícios infantis no Ballet devem ser adequados à capacidade neurológica músculos-esquelética da criança; assim sendo, é impossível exigir que ela faça esforços, como ficar na ponta dos pés fora de hora.
    Toda menininha sonha em ser bailarina, e “ser” bailarina para ela é ficar na ponta dos pés e fazer o grand écart (abertura total das pernas).Mas a realidade é outra, tem que ser outra. Para se alcançar esse doce sonho, é preciso muitos anos de trabalho sério e consciente, e o corpo já ter uma formação músculo-esquelética definida e preparada.
    Em nosso método de trabalho, admitimos crianças a partir de 3 anos de idade, e até os 7 anos o nosso curso limita-se a aulas de criatividade e musicalidade, juntamente com uma introdução ao Ballet. O estudo da técnica do Clássico vai sendo implantado a partir de 8 anos, bem gradativamente, levando-se sempre em consideração a anatomia, a ossatura, enfim, a constituição física de cada criança.
    O uso das sapatilhas de ponta se dá  com 11 a 12 anos de idade, pois a criança já está preparada para receber tal esforço.
     Assim sendo, é anti-profissional exigir que uma criança com menos de 11 anos faça esforços como ficar na ponta dos pés. Esse equilíbrio só vai sendo adquirido com desenvolvimento, compatível ou resultante de um grau de mielinização ja adiantado. Mielinização é a deposição de mielina nas fibras nervosas, ou seja, quando um bebê nasce, ele tem reflexos nervosos, claro, mas não tem coordenação motora. Esta mielinização só se completa na puberdade, dos 10 aos 12 anos para meninas e de 14 aos 16 anos para meninos.
    Exemplificando, por isso é que os brinquedos educativos indicam a idade própria para a criança manejá-los, ou seja, uma criança de 3 anos não pode executar movimentos finos, como por exemplo enfiar uma linha na agulha. Portanto, é impossível exigir que uma criança fique na ponta dos pés ou faça movimentos finos de Ballet Clássico fora de sua época.
    O sustentar sobre as pontas não é somente uma evolução técnica, mas também uma adaptação do corpo a uma nova forma de equilíbrio, com a fortificação de ossos, tendões, ligamentos e músculos, que quando não adaptados podem desencadear serias lesões que perduram para vida toda.

OBS.: Vale a pena lembrar, que cada criança tem seu proprio desenvolvimento, e que o uso da sapatilha de ponta depende tanto do grau de mielinização quanto do grau tecnico no ballet, que as vezes é independente da idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário