domingo, 12 de fevereiro de 2012

En dehors e en dedans...


  Em qualquer parte do mundo, em qualquer companhia ou escola de ballet clássico, o grande desafio e objeto de desejo de TODO bailarino chama-se trabalho de en dehors, ou trabalhar a rotação externa das pernas. Traduzido do francês, en dehors significa fora, e seu oposto en dedans significa dentro.

en dehors, realizado com as pernas na 1a posição dos pés.

pernas en dedans.
  Muito antes de Pierre de Beauchamps codificar e elaborar as 5 posições dos pés e a técnica acadêmia, o en dehors surgiu quando os bailarinos deixaram de apresentar-se nos salões de baile e começaram a utilizar o palco em estilo italiano (com o público sentando-se à frente aos bailarinos, e não mais ao redor destes). Dançar de costas ou mesmo de lado para o público seria considerado desrespeito; virar as pontas dos pés para fora foi a alternativa encontrada para solucionar o problema.
 Cuidar o alinhamento correto das pernas (imaginar uma linha que inicia no osso do quadril, passa pelo centro do joelho e finaliza no 2º dedo do pé), alongar bem a musculatura interna das coxas (músculos adutores) e contrair os músculos da região glútea são atitudes essenciais para executar bem o trabalho de base do en dehors.


  No balé, os conceitos de EN DEHORS e de EN DEDANS sustentam a definição de todos os movimentos de giro dos pés, das pernas e do corpo. Por isso, a preocupação com o EN DEHORS deve ser permanente, meticulosa e persistente, uma vez que o bailarino dependerá dessa colocação para executar os movimentos e adquirir a estabilidade necessária para que o corpo se equilibre no espaço, sem auxílio da barra, nos mais complicados passos do vocabulário acadêmico. 

     Para tanto, faz-se necessário liberar a articulação da bacia, o que só será possível por meio de um trabalho diário criteriosamente desenvolvido pelo professor. Cabe a ele, com tenacidade, competência e bom senso, conduzir o estudante a essa conquista, pois é possível - conseguir um significativo aumento do grau de EN DEHORS, por meio do fortalecimento da musculatura responsável pela rotação externa da coxa (na articulação femoral).

    O conceito de EN DEHORS muito mais do que um determinante estético, é um fundamento básico sobre o qual se construiu a técnica do balé.

    RESUMINDO: O  EN DEHORS anatomicamente falando, trata-se da rotação externa do fêmur na fossa do acetábulo, uma das possibilidades de movimento na articulação femoral, cujo grau de rotação é determinado não apenas pela estrutura óssea de cada indivíduo, mas pelos ligamentos articulares. Geralmente, a possibilidade de abertura em indivíduos normais é de 40 a 50 graus em cada uma das articulações, significando 80 a 100 graus, somando-se os dois lados.
Deu pra entender??


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