domingo, 2 de setembro de 2012

O artista das sapatilhas


Alem dos títulos de Bailarino Principal e Mestre do Ballet Nacional de Cuba, Félix Rodriguez é tambem conhecido como o artista das sapatilhas. Não exatamente pelos seus mais de 30 anos dedicados ao ballet, mais por um curioso hobby: transformar velhas sapatilhas em verdadeiras obras de arte.O bailarino de 59 anos de idade, que já pisou os principais palcos do mundo, ainda atua na famosa companhia cubana, ao lado da diretora Alicia Alonso.
Apesar do ritmo intenso de aulas,apresentações e  ministrando cursos, é nos finais de semana que o artista plastico entra em cena, colorindo o cetim surrado das velhas sapatilhas, próprias e descartadas pelas bailarinas. Autodidata, ele conta que aprendeu a pintar quando entrou para a companhia, ajudando na produção dos cenários. Sua casa em Havana é um misto de atelier e galeria de arte, com exposição permanente de seus quadros.
* DOS PÉS PARA AS MÃOS
Depois de milhares de plies e piruetas , as velhas sapatilhas teriam um destino certo: a lata de lixo. Nas mãos de Felix elas se transformam em peças decorativas e já enfeitam academias e residencias em varias partes do mundo. Pintadas em tempo recorde (em 20 minutos ele pinta um par), as sapatilhas fascinam os apaixonados por ballet: " Quando um bailarino se depara com elas, o encantamento é inevitável. Eles dão muito valor a isso, mas eu dou mais valor a sapatilhas calçadas, ao sofrimento de seus próprios pés." conta Felix. "Na impossibilidade de realizar exposições na exterior devido ao tempo que ainda me dedico a companhia, encontrei nas sapatilhas, uma forma de da visibilidade à minha arte. Para mim são também como telas portáteis, fáceis de transportar".
Quando perguntado quando perguntado sobre qual das duas artes ele prefere, Felix não hesita em responder: " Dançar é minha vida"
Aos 11 anos de idade ele ingressou na Escola Nacional de Ballet de Cuba e lá permaneceu ate os 17 anos, quando foi admitido pelo Ballet Nacional de Cuba, cuja a rigorosa seleção reúne os melhores bailarinos formados na Ilha. De la pra cá já se passaram mais de 30 anos. Felix faz aula de ballet diariamente e pretende dançar ate o fim de seus dias, mas sempre encontrara tempo para os seus pinceis.
Felix Rodriguez


Algumas de suas sapatilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário